terça-feira, 24 de abril de 2012

JOVENS TALENTOS

Foi divulgado o local de provas para a seleção do projeto Jovens Talentos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA!

Postegem- Paulo Hilário 
(Bolsista do PET_CDSA)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

INFORMANDO


ATENÇÃO
Aqueles que apresentaram pôster na I Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do CDSA dirijam-se a sala do CDRH-PET para deixarem os seus email’s porque na lista não há email de nenhum aluno.
Atenciosamente,

Paulo Cézar Hilário
(Bolsista do PET-CDSA)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cine PET


PET do CDSA realiza sessão de cinema nesta quarta-feira



O Programa de Educação Tutorial (PET) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, realizará nesta quarta-feira, 18 de abril, às 19h30min, no Núcleo de Extensão Cultural, o CinePET Debate. Será exibido o filme “O Diabo veste prada” e logo após, haverá uma breve discussão sobre os assuntos abordados na obra.
O Diabo veste prada - No mundo inebriante da moda de Nova York, onde o manequim 36 é o novo 40 e um cabelo mal arrumado pode acabar com uma carreira, a revista Runway é o próprio Santo Graal. Administrada com pulso forte e sofisticado por Miranda Priestly (MERYL STREEP), a mulher mais poderosa da moda, Runway é uma temível armadura para qualquer um que deseje vencer na indústria da moda.  Um cargo de assistente de Miranda poderia escancarar as portas para a recém-formada Andy Sachs (ANNE HATHAWAY). Mais para estudante sem estilo do que para “haute couture”, ela figura solitária entre o pequeno exército de “saltinhos” da equipe da Runway. 
Quando Andy chega para a entrevista, começa a entender que será preciso mais que iniciativa e determinação para vencer nessa área. E o teste definitivo está diante dela, vestida de Prada dos pés à cabeça. Miranda tem o poder de fazer o mundo fashion girar como uma bola de basquete, mas é incapaz de encontrar e manter uma boa assistente. Andy é toda inadequada para o cargo, mas tem algo que falta às outras assistentes: ela se recusa a fracassar. Para tornar-se a assistente perfeita, Andy terá de passar por uma transformação. Logo, para desgosto de seu namorado Nate (ADRIAN GRENIER), ela será capaz de falar como deve, andar como deve (num impecável Manolo Blahnik) e nunca mais confundir Dolce e Gabbana. Porém, quanto mais enxerga a vida pelos olhos de Miranda, mais compreende que o mundo dela é fabuloso, mas solitário; e que, por vezes, o sucesso depende de um grande sacrifício – mas a que preço?

(Rosenato Barreto) 
Postagem: Paulo Hilário
(Bolsista so PET-CDSA)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Observatório de Políticas Públicas do Semiárido divulga “Cartilha Cidadã” em escolas do Cariri


O Observatório de Políticas Públicas do Semiárido (OPPS) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG está realizando um trabalho de conscientização em escolas de Sumé, Santa Luzia do Cariri e Serra Branca, através da divulgação da Cartilha Cidadã que traz informações essenciais para que a sociedade conheça melhor a gestão pública, permitindo o seu acompanhamento e fiscalização. 

Nessa primeira etapa, as cartilhas estão sendo distribuídas aos alunos do ensino médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas, bem como aos alunos da rede privada. Esse trabalho envolve o professor Irivaldo Oliveira (coordenador do OPPS) e bolsistas do Programa de Educação Tutorial, apoiados pela equipe do Observatório composta por diversos professores do CDSA. 

Além do conteúdo da cartilha, também está sendo feita a divulgação do “Disque 100” da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos do Cariri. O trabalho consiste na orientação de como operacionalizar esse importante instrumento de denúncia de violência em nosso país. “Para se ter uma ideia”, disse o professor Irivaldo, “são recebidas certa de 75 mil ligações por dia de toda parte do país que passam por uma triagem e são encaminhadas às autoridades competentes nos Estados”.

Segundo a bolsista Ana Paula, “o trabalho de informação aos jovens acerca da moralidade, publicidade e legalidade da gestão pública é promissor, pois estamos auxiliando a formar uma nova sociedade, baseada em princípios sólidos e mais participativa”. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Divulgado resultado da seleção para bolsistas do PROEXT

O Observatório de Políticas Públicas do Semiárido – OPPS do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG divulgou o resultado final do processo seletivo para bolsistas do Programa de Apoio à Extensão Universitária – PROEXT. Também foi divulgada a relação dos alunos que ficaram na lista de espera.
O Programa de Extensão Universitária (Proext) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o Programa abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.
O Proext (MEC/SESU) é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações politicas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.
 
 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DEBATES NO OPPS DO CDSA - CONVITE

Haverá dois momentos importantes esta semana:


10/04 - às 16 horas - debate sobre o texto "Desempenho da Gestão Pública: que variáveis compõem a aprovação popular em pequenos municípios?" (Cátia W. Lubambo)


12/04 - às 16 horas - palestra com o Prof. Gabriel Chalita, em video, mediado pela Profª. Kelly Soares, pesquisadora e professora do CDSA.
Ambas as atividades serão no Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, ao lado do laboratório de informática.

Postagem: Paulo Hilário
(Bolsista do PET_CDSA)

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEMIÁRIDO

É INAUGURADO O OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEMIÁRIDO NO CDSA/UFCG



No último dia 30 de março foi inaugurado o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido – OPPS, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA, em Sumé. À solenidade compareceram o Magnífico Reitor, Thompson Mariz, o Vice-Reitor, Edilson Amorim, o Diretor do CDSA, Márcio Caniello, o Pró-Reitor de Ensino, o Vice-Prefeito de Sumé, Éden Duarte, o Deputado Estadual, Assis Quintans, representando a equipe do OPPS estava o coordenador, Prof. Irivaldo Oliveira. Funcionando na antiga biblioteca do CDSA, o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido – OPPS é um programa permanente do CDSA que visa reunir recursos humanos com a finalidade de pensar, formular, avaliar e acompanhar a implementação de políticas públicas no semiárido, buscando ser um ator relevante no cenário local, regional e nacional. Além disso, busca capacitar alunos e docentes na teoria e prática das políticas públicas; dotar os membros do programa de ferramentas para a elaboração de projetos de políticas públicas e apoiar iniciativas relacionadas com o objeto do OPPS no âmbito da UFCG e de outras entidades.  CLIQUE AQUI e veja todo o corpo técnico do OPPS.

Postagem: Paulo Hilário
(Bolsista do PET_CDSA)

CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL

Olá alunos está disponível na internet as inscrições para o "CONGRESSO INTERNACIONAL VIRTUAL - ECONOMIA VERDE E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA: O PAPEL DA AGRICULTURA FAMILIAR." As inscrições são gratuitas e tem certificado.

Participem! CLIQUE AQUI  e veja o site para participar!



Postagem: Paulo Hilário
(Bolsista do PET_CDSA)

sexta-feira, 6 de abril de 2012

RESULTADO FINAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DO PET-CDSA

O Tutor do PET-CDSA divulgou o resultado final dos aprovados e classificados.
CLIQUE E CONFIRA A LISTA!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

domingo, 1 de abril de 2012

CDSA participa em Brasília da I CONFERÊNCIA NACIONAL DOS CENTROS DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS


Os professores Marciano Monteiro e Irivaldo Oliveira participaram da I CONFERÊNCIA NACIONAL DOS CENTROS DE REFERÊNCIAS EM DIREITOS HUMANOS, nos dias 26 e 27 de março, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, representando o CDSA da UFCG, juntamente com mais 21 centros de todo o país. Foram dois dias de intensa reflexão acerca do papel dos Centros de Referência em Direitos Humanos, bem como do estabelecimento de uma identidade pautada numa nova concepção de abordagem dos direitos humanos nos mais diversos rincões de nosso país. O CRDH do Cariri foi o único da Paraíba a se fazer presente nesse importante fórum de discussão das causas nobres dos direitos humanos. No evento tivemos a oportunidade de conhecer mais a fundo as finalidades e o organograma da Secretaria de Direitos Humanos. Durante a abertura do Encontro na parte da manhã, o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos Humanos, Biel Rocha defendeu a construção de uma nova cultura em Direitos Humanos no País. Depois fez a apresentação dos representantes dos vinte e dois Centros de Referência em Direitos Humanos de todo Brasil. Durante os dois dias do Encontro os participantes passaram por treinamentos voltados ao aprimoramento do atendimento à população. Para tanto, foram feitas dinâmicas utilizando técnicas de imagem do 'Teatro do Oprimido', com o objetivo de uniformizar a linguagem entre os Centros de Direitos Humanos.