terça-feira, 28 de abril de 2015

Segurança pública, o que precisa ser organizado


Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral.

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, rebeliões, fugas, degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, corrupção, aumento dos custos operacionais do sistema, problema relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil.

Fonte: Observatório de Segurança Pública .






  

quarta-feira, 15 de abril de 2015

SUMÉ SEDIARÁ XIII FÓRUM PARAIBANO DE GRUPOS PET



No próximo sábado (11) de abril Sumé receberá cerca de 206 alunos do Programa da Educação Tutorial de todo o estado da Paraíba, os grupos são oriundos das instituições de ensino superior e técnico do estado sendo 1 grupo do IFPB, 19 da UFCG, 2 da UEPB e 3 UFPB.

O acontecimento contará com a participação de 25 grupos Pet dessas instituições de ensino, o evento acontecerá na UFCG-CDSA durante todo o dia  e terá como tema “Universidade e Sustentabilidade”.

O Fórum Paraibano dos Grupos PET é um evento realizado anualmente com todos os grupos PETs do estado para discutir diversas questões relevantes para os grupos e para o programa. Os temas que são tratados no Fórum serão levados para a discussão no ENEPET (Encontro Nordestino dos Grupos PET), que esse ano ocorrerá em Salvador, os quais, por sua vez, serão discutidos no ENAPET (Encontro Nacional de Grupos PET).

Esse ano o evento ocorre em Sumé, onde fica sediado o Pet Gestão Pública Política e Cidadania, coordenado pelo Professor José Irivaldo.

No ano de 2013, o Fórum foi realizado na cidade de Areia, no Centro de Ciências Agrárias – UFPB. É válido acrescentar ainda que o PET é o Programa mais antigo de bolsas do Governo Federal nas universidades e hoje em todo Brasil são 854 grupos.

Aluno Bolsista: Gutyelson Henrik

Foto: Augusto Júnior

terça-feira, 7 de abril de 2015

Preservar ou degradar? A decisão é sua


Não é novidade para ninguém que a nossa vida no Planeta Terra está ficando a cada dia mais complicada, e como diz as escrituras sagradas: “Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. (Romanos 8,22).”

Vemos então, que a natureza já está dando sinal de desgastes, uma vez que, desde o início de sua exploração não foi respeitada, surge então, uma discussão sobre sustentabilidade, uma nova vertente de estudo. 


Hoje, o nosso Momento da Cidadania aborda esse tema sustentabilidade, e a professora Adriana Meira nos aponta caminhos para a consolidação da sustentabilidade e conservação do solo. 




Postagem: Gutyelson Henrik
Bolsista do PET-CDSA

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Acessibilidade uma questão de direito



O que será que passa em nossa cabeça quando mencionamos a palavra acessibilidade ? Igualdade, inclusão e outra série de “ins”.

O nosso programa hoje aborda muito mais do que os “ins” que estão inclusos dentro da temática, para melhor entender o que é acessibilidade batemos um papo com a professora Carolina Medeiros que é doutora no assunto.

A professora alertou inclusive que necessidade especial não é um peso, um carma, falamos também com João Farias ele que deu um relato, de como é viver em um mundo não muito acessível. 







Postagem: Gutyelson Henrik 
 Bolsista do PET-CDSA


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

EMPREENDEDORISMO O QUE É? ONDE ESTÁ? ENTENDA MELHOR O TEMA



Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.


Em 1993, Regina Silvia Pacheco, faz um dos primeiros usos da palavra "empreendedorismo" na língua portuguesa, se referindo as novas estratégias econômicas adotadas, até então, em cidades estrangeiras.






O QUE É CONTROLE SOCIAL E ORÇAMENTO PÚBLICA?


PMG MOMENTO DA CIDADANIA QUAL O PAPEL DO VEREADOR


Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.





Fonte do Texto: Escola Brasil
Imagem Google imagens