terça-feira, 28 de abril de 2015

Segurança pública, o que precisa ser organizado


Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral.

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, rebeliões, fugas, degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, corrupção, aumento dos custos operacionais do sistema, problema relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil.

Fonte: Observatório de Segurança Pública .






  

quarta-feira, 15 de abril de 2015

SUMÉ SEDIARÁ XIII FÓRUM PARAIBANO DE GRUPOS PET



No próximo sábado (11) de abril Sumé receberá cerca de 206 alunos do Programa da Educação Tutorial de todo o estado da Paraíba, os grupos são oriundos das instituições de ensino superior e técnico do estado sendo 1 grupo do IFPB, 19 da UFCG, 2 da UEPB e 3 UFPB.

O acontecimento contará com a participação de 25 grupos Pet dessas instituições de ensino, o evento acontecerá na UFCG-CDSA durante todo o dia  e terá como tema “Universidade e Sustentabilidade”.

O Fórum Paraibano dos Grupos PET é um evento realizado anualmente com todos os grupos PETs do estado para discutir diversas questões relevantes para os grupos e para o programa. Os temas que são tratados no Fórum serão levados para a discussão no ENEPET (Encontro Nordestino dos Grupos PET), que esse ano ocorrerá em Salvador, os quais, por sua vez, serão discutidos no ENAPET (Encontro Nacional de Grupos PET).

Esse ano o evento ocorre em Sumé, onde fica sediado o Pet Gestão Pública Política e Cidadania, coordenado pelo Professor José Irivaldo.

No ano de 2013, o Fórum foi realizado na cidade de Areia, no Centro de Ciências Agrárias – UFPB. É válido acrescentar ainda que o PET é o Programa mais antigo de bolsas do Governo Federal nas universidades e hoje em todo Brasil são 854 grupos.

Aluno Bolsista: Gutyelson Henrik

Foto: Augusto Júnior

terça-feira, 7 de abril de 2015

Preservar ou degradar? A decisão é sua


Não é novidade para ninguém que a nossa vida no Planeta Terra está ficando a cada dia mais complicada, e como diz as escrituras sagradas: “Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. (Romanos 8,22).”

Vemos então, que a natureza já está dando sinal de desgastes, uma vez que, desde o início de sua exploração não foi respeitada, surge então, uma discussão sobre sustentabilidade, uma nova vertente de estudo. 


Hoje, o nosso Momento da Cidadania aborda esse tema sustentabilidade, e a professora Adriana Meira nos aponta caminhos para a consolidação da sustentabilidade e conservação do solo. 




Postagem: Gutyelson Henrik
Bolsista do PET-CDSA

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Acessibilidade uma questão de direito



O que será que passa em nossa cabeça quando mencionamos a palavra acessibilidade ? Igualdade, inclusão e outra série de “ins”.

O nosso programa hoje aborda muito mais do que os “ins” que estão inclusos dentro da temática, para melhor entender o que é acessibilidade batemos um papo com a professora Carolina Medeiros que é doutora no assunto.

A professora alertou inclusive que necessidade especial não é um peso, um carma, falamos também com João Farias ele que deu um relato, de como é viver em um mundo não muito acessível. 







Postagem: Gutyelson Henrik 
 Bolsista do PET-CDSA