segunda-feira, 21 de maio de 2012

I Workshop do Programa de Apoio à Extensão Universitária é realizado no CDSA

Tendo como tema “Disseminando a Prática dos Direitos Humanos no Cariri Paraibano”foi realizado na última quarta-feira, 16 de maio, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus de Sumé, o I Workshop “Disseminando a Prática dos Direitos Humanos no Cariri Paraibano” do Programa de Apoio à Extensão Universitária (ProExt), evento organizado pelo Observatório de Políticas Públicas do Semiárido.

O evento foi direcionado a estudantes do CDSA e levou para discussão temas relevantes como Direitos Humanos e Direitos Fundamentais: concepção na escola e na gestão pública; Capacitação e formação de redes de proteção em Direitos Humanos; Cidadania e Direitos Humanos; Deficiência Intelectual e Direitos Humanos; Educação e Violência e sua relação com os Direitos Humanos e Direitos Humanos e Surdez.

 
O Programa de Apoio à Extensão Universitária ProExt da Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações politicas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior. Seu objetivo é apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

(Rosenato Barreto)
 Postagem  - Paulo Hilário
(Bolsista do PET-CDSA)

domingo, 20 de maio de 2012

Observatório de Políticas Públicas do Semiárido e Secretaria de Direitos Humanos divulgam dados do Disque 100 nacional

A divulgação está na programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – comemorado hoje, dia 18 de maio –, diversas atividades e ações de mobilização são realizadas em todo o país. As ações são realizadas pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e organizações da sociedade civil. A divulgação do Disque Direitos Humanos, serviço de utilidade pública da SDH/PR, está entre as principais ações de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O serviço é destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente às que atingem grupos sociais vulneráveis.

A partir de março de 2011, a capacidade de atendimento do Módulo Criança e Adolescente foi ampliada e o atendimento passou a ser realizado 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. O aumento na capacidade de atendimento e a ampla divulgação do canal de denúncias trouxeram um salto no número de denúncias registradas.

Sobre as denúncias

De janeiro a abril de 2012 o Módulo Criança e Adolescente recebeu 34.142 denúncias, que representa 71% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior. Dentre os estados com maior incidência de denúncias estão os estados de São Paulo com 4.644 relatos, seguido pelo Rio de Janeiro com 4.521 e Bahia com 3.634 relatos de denúncias.
Quando considerado o número de denúncias para cada 50.000 habitantes, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar com o índice de 19,24 denúncias para cada 50.000 habitantes, seguido do Rio Grande do Norte com o índice de 18,54 e o Amazonas com 17,01.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ESTUDANTES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DO CAMPO CONHECEM EXPERIÊNCIA DE ESCOLA EM PERNAMBUCO

         Na última sexta-feira (4), os professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em Sumé, Quézia Vila Flor Furtado e Fabiano Custódio, realizaram uma atividade com alunos do curso de Educação do Campo na Escola Municipal Baraúnas – referência na área de Educação do Campo – no município de São José do Egito, em Pernambuco.
        A visita teve como objetivo conhecer a prática pedagógica daquela escola, que aborda uma Educação Contextualizada. Segundo a professora Quézia Furtado, “o momento foi de aprendizagem e fortalecimento do curso, ampliando o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de sala de aula”.
       O planejamento da atividade teve a participação dos professores Walberto Barbosa da Silva e Idelsuite de Sousa Lima.

(Rosenato Barreto)

Postagem:
Newton Viana
Bolsista – PET/CDSA

OUVIDOR DA UFCG VISITA O CDSA NESTA QUARTA


Neste dia 9 de maio, o ouvidor da UFCG, Maurino Medeiros de Santana, estará atendendo no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h, na Sala de Reuniões da Diretoria.
            O ouvidor estará disponível para atendimento individual, reuniões ou encontros com professores, técnico-administrativos, estudantes e representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica. Na ocasião, Maurino Santana também fará divulgação das atividades da ouvidoria e prestará esclarecimentos sobre o setor.

(Rosenato Barreto)

Postagem:
Newton Viana
Bolsista – PET/CDSA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CDSA SEDIA I WORKSHOP DO PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA



        Será realizado no próximo dia 16 de maio, no auditório do Centro de desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus de Sumé, o I Workshop “Disseminando a Prática dos Direitos Humanos no Cariri Paraibano” do Programa de Apoio à Extensão Universitária (ProExt), promovido pelo Observatório de Políticas Públicas do Semiárido.
O evento direcionado a estudantes do CDSA e a entrada é franca, sendo limitada a 100 participantes. A inscrição para o evento já pode ser feita pelo e-mail: opps.cdsa@gmail.com. O interessado deverá informar nome completo, matrícula, curso e email.
O Programa de Apoio à Extensão Universitária ProExt da Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações politicas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior. Seu objetivo é apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.


Veja a programação do Workshop:

quarta-feira, 2 de maio de 2012

GREGESP – Grupo de Estudos Gestão Pública



 O PET Conexões de Saberes “Gestão Pública, Política e Cidadania”, convida a todos da comunidade acadêmica a participarem do GREGESP – Grupo de Estudos Gestão Pública - formado por um grupo de alunos1 do PET, que busca difundir conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade e da produtividade dos alunos das três (03) turmas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, realizando discussão com atuação na área de Gestão Pública, tendo como foco alguns temas. CLIQUE AQUI e confira o cronograma de atividades


Postagem: Paulo Hilário
(Bolsista do PET_CDSA)

EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DE FILME


O Observatório de Políticas Públicas do Semiárido convida toda comunidade acadêmica para participar da exibição e discussão do filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, mediado pela Prof. Dra. Kelly Soares, professora e pesquisadora do CDSA.


Sinopse: O Enigma de Kaspar Hauser é uma das obras-primas do cineasta alemão Werner Herzog (Fitzcarraldo). Nesta edição, o filme é apresentado em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico. Baseando-se em registros históricos, Herzog nos conta o estranho caso de Kaspar Hauser, um jovem encontrado perdido numa praça em 1828, não falava e não conseguia ficar em pé. Passara a vida inteira trancado num porão. Seria possível civilizá-lo? Vencedor da Grande Prêmio do Júri em Cannes, O Enigma de Kaspar Hauser é um filme indispensável para educadores, psicólogos e admiradores do bom cinema.



Direção: Werner Herzog.
Debatedor: Prof. Doutorando em Antropologia Valdonilson Barbosa dos Santos.
Data: 04 de Maio de 2012 às 15 horas.
Local: Observatório de Políticas Públicas do Semiárido (OPPS), ao lado do laboratório de informática.


Postagem: Paulo Hilário
(Bolsista do PET_CDSA)