segunda-feira, 4 de junho de 2012

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEMIÁRIDO DO CDSA CONSEGUE APROVAR PROJETOS



                Esta semana no observatório de políticas públicas do semiárido tivemos mais duas alegrias, aprovamos o PROEXT para 2013, mais 150 mil reais, e aprovamos um grande projeto de pesquisa chamado de NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, mais 150 mil para pesquisa em seis linhas elaboradas pelos professores ligados ao OPPS. Sendo assim, parabéns aos professores que contribuíram para o sucesso dessas aprovações sempre muito bem colocadas nas seleções. Viva ao CDSA e seu esplêndido material humano! A sociedade agradece!

PROGRAMA DIREITOS HUMANOS NO CARIRI (PRODIC) – PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PROEXT) FINANCIADO PELO MEC

O Programa Direitos Humanos no Cariri Paraibano, intitulado “DISSEMINANDO A PRÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS NO CARIRI PARAIBANO”, será composto de diversas ações, a primeira delas é o fortalecimento de um “Centro de Referência dos Direitos Humanos do Cariri” (CRDH) na cidade de Sumé, Paraíba, que está em processo de instalação e que já realiza atividades de mobilização no município e região. Isso possui um significado importante para a população local, na medida em que provoca uma atenção maior à temática dos direitos humanos, encarada atualmente com certa elasticidade na sua compreensão, quando abarca em seu sentido diversas categorias de violação dos direitos. Nesse programa buscar-se-á realizar a tividades de inclusão, de formação/capacitação e de mobilização. Essa proposta tem como diferencial o resgate de camadas esquecidas, tais como o negro, o deficiente intelectual, bem como o surdo, só para citar uma parte, que não tem acesso aos direitos fundamentais, assim como não tem acesso à informação. Por outro lado, necessita-se de um fortalecimento da rede social de proteção, formada pelos conselhos, para que exista um controle social minimamente eficaz. Sendo assim, as ações serão voltadas ao resgate desses direitos, à preparação de multiplicadores e à disseminação de uma cultura de redes protetivas. Professores participantes: Irivaldo Oliveira, Marciano Monteiro, Kelly Soares, Shirley Neves, Kátia Patrício e Sônia Lira.

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – FINANCIADO PELA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS (SDH)

A proposta que ficou em terceiro lugar no país, atrás apenas da UFPA e UNB, versa sobre a formação de um Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, intitulado “DIREITOS HUMANOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS EDUCACIONAIS, no semiárido paraibano, numa sub-região conhecida como Cariri. Essa proposta tem como objetivos formar, implantar e compor o núcleo citado, fomentando a realização dos objetivos das linhas de pesquisa do Núcleo, dando suporte logístico e acadêmico para tal, sistematizando os trabalhos produzidos em torno da temática “EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS”. Para desenvolver diversas atividades de pesquisa que convergem para o objeto central da proposta “Educação em Direit os Humanos”, o núcleo terá eixos temáticos organizados em seis linhas de pesquisa: DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS; POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS; ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO E RACIAL; ESTUDOS SURDOS E DIREITOS HUMANOS; ACESSIBILIDADE E DIREITOS HUMANOS E FILOSOFIA;  EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Dessa forma, a equipe conta, atualmente, com 2 doutores, 5 doutorandos e 3 mestres, que darão os primeiros passos para a institucionalização e funcionamento do núcleo numa região estratégica para a prática de educação em direitos humanos. Professores participantes: Irivaldo Oliveira, Marciano Monteiro, Kelly Soares, Shirley Neves, Kátia Patrício, Sônia Lira, Patrícia Caldas, Alba Calado, Isaac Alexandre e Valdonilson Barbosa.

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEMIÁRIDO
               
Funcionando na antiga biblioteca do CDSA, o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido – OPPS é um programa permanente do CDSA que visa reunir recursos humanos com a finalidade de pensar, formular, avaliar e acompanhar a implementação de políticas públicas no semiárido, buscando ser um ator relevante no cenário local, regional e nacional. Além disso, busca capacitar alunos e docentes na teoria e prática das políticas públicas; dotar os membros do programa de ferramentas para a elaboração de projetos de políticas públicas e apoiar iniciativas relacionadas com o objeto do OPPS no âmbito da UFCG e de outras entidades. Hoje contamos com 26 bolsistas e 4 voluntários.


                                                                                                   Informações: Prof. Irivaldo Oliveira



Postagem: Newton Viana 
Bolsista - PET/CDSA


Nenhum comentário:

Postar um comentário