sexta-feira, 15 de julho de 2011

ALUNOS DO CDSA APRESENTAM TRABALHOS EM GOIÂNIA NA SBPC E ENAPET


Foi destaque a apresentação de alunos do CDSA no Encontro Nacional de Grupos PET (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL). A apresentação oral do trabalho “AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: PRIMEIRAS INCURSÕES” foi realizada no XVI ENAPET em Goiania, Estado de Goiás, chamou atenção pelo avanço dos trabalhos, pelo cumprimento dos objetivos e pelos resultados alcançados em apenas 6 (seis) meses de funcionamento do grupo PET do CDSA.  De acordo com os dados coletados, concluiu-se que há um baixo investimento ambiental por parte dos Municípios refletido na formulação de políticas publicas nessa área. A participação dos municípios no sistema de gestão ambiental exige que eles se fortaleçam como instâncias de decisão e planejamento. Além disso, há um nível baixo na formulação de políticas públicas efetivamente locais, ocorrendo uma concentração no poder da União federal. Entretanto, esse trabalho é só o começo das atividades de ensino, pesquisa e extensão do grupo PET. Estiveram presentes na apresentação alunos e professores da USP, UNESP, UFRPE, UFAL, entre outras instituições de ensino superior. Os alunos Paulo Cézar (Ciências Social), Ana Paula (Gestão Pública), Ilma (Gestão Pública), Rayanne (Ciências Sociais), Marco (Educação do Campo) e o Professor Irivaldo Oliveira, Tutor do PET. Para o professor Irivaldo Oliveira, “a presença e o destaque dos alunos do CDSA é a provas que os alunos dos cursos oferecidos pelo recém formado CDSA são capazes de produzir estudos com excelência e afinco”. Para a acadêmica Ana Paula, “a oportunidade de sair do cariri para outra região, estabelecendo contatos com realidades distintas e com professores e alunos de instituições de ensino superior diversas, tais como USP, UNESP, UFMG, UNICAMP, UFG, enfim, é uma experiência riquíssima, que todos os estudantes que puderem devem aproveitar em toda sua plenitude”. Estão participando do evento 38 estudantes da UFCG pertencentes aos 15 grupos PET da instituição, bem como 5 tutores. A UFCG mais que dobrou o número de grupos PET, passando de 6 para 15 grupos, sendo IES que mais possui grupos PET em funcionamento no Estado, ocupando as primeiras posições no nordeste.
O ENAPET
O Encontro Nacional dos Grupos PET em sua XVI edição é o fórum de discussão e apresentação das atividades desenvolvidas pelos grupos em todo país. Estão participando do encontro 1700 alunos e tutores, que compõem 780 novos grupos. No ano de 2010 houve uma expansão que duplicou o número de grupos PET no país. O ENAPET 2011, em Goiania, está sendo surpreendente no que se refere à presença de novos grupos PET, resultado da incorporação do Programa Conexão de Saberes, que, na verdade, trouxe uma mudança de perfil nos grupos de Educação Tutorial aliando os pontos positivos dos 30 anos de história do PET junto às universidades, com os anos de atuação do Programa Conexão de Saberes junto à inclusão de estudantes de camadas populares nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras. Na sexta-feira será realizada a Assembléia Geral da Coordenação Nacional dos Grupos PET (CENAPET) para aprovar os encaminhamentos feitos durante o encontro à Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESU). Está-se chegando à conclusão que a mudança de 2010 nos grupos PET poderá resultar numa melhor contextualização dos grupos com a verdadeira realidade sócio-econômica e políticas do Brasil, incluindo alunos das camadas populares, indígenas, quilombolas, entre outras.
A SBPC
No mesmo período está sendo realizado a 63ª Reunião da SBPC, com a participação de 9 mil alunos de todo país, sendo a principal vitrine da inovação tecnológica e da apresentação de trabalhos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento no Brasil. Nele também foi apresentado trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo Professor Irivaldo Oliveira, de Gestão Pública, e pelo acadêmico Marivaldo Alcântara, também de Gestão Pública, intitulado “A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SEMIÁRIDO”. Segundo o professor Irivaldo Oliveira, “a pesquisa é fundamental para inserir os alunos na investigação e reflexão acadêmica, auxiliando-o a escrever, falar e argumentar melhor”. Segundo o aluno Marivaldo, “a oportunidade de estar no evento de grande porte como a SBPC não pode ser medida, pois se aprende muito, fazemos contatos com outros professores e alunos, sendo um momento de conhecer o que está sendo pesquisado no país, mas é importante que a universidade apóie professores e alunos cada vez mais nesses eventos”.
A PESQUISA
O novo modelo de desenvolvimento focado na sustentabilidade dos recursos naturais tem sido a grande preocupação dos estudiosos da questão ambiental. Com intuito de contribuir para o meio ambiente realizou-se estudo ambiental, onde se teve como cenário a região semiárida, precisamente na micro-região do Cariri Paraibano, composta de 29 municípios. Coletaram-se dados sobre os investimentos transferidos pelos órgãos governamentais (Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Integração Nacional) e de que forma estes recursos foram incorporados ao meio ambiente. Já que de um lado há políticas inserindo a questão ambiental direcionada à preservação (criação de unidades de Conservação e o combate a desertificação), de outro lado, como questão ambiental com foco no desenvolvimento (a criação de territórios de cidadania). Buscou-se compreender a relevância dessa questão nas gestões municipais, estaduais e federais inseridas no Cariri Paraibano.

[Da redação: EQUIPE PET/CDSA]

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