A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou na última quinta-feira, 14, o edital de abertura do Vestibular 2012. As inscrições - exclusivamente realizadas pela internet - começarão a partir das 9h do próximo dia 1º de agosto e prosseguirão até as 23h59min do dia 19, do mesmo mês.
A UFCG continuará utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação de candidatos. Portanto, para concorrer a uma das 4.775 vagas oferecidas pela instituição para o próximo, o candidato deve apresentar o número de inscrição no exame nacional - cujas provas acontecerão nos próximos dias 23 e 24 de outubro.
A taxa de inscrição permanece no valor de R$ 15. Para ter direito à isenção do pagamento, os candidatos de baixa renda inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal (Decreto nº 6.593/08) deve encaminhar, no período de inscrição, à Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) requerimento com cópia da documentação comprobatória.
Habilidade específica
Para os candidatos aos cursos de Arte e Mídia, Desenho Industrial e Música, será adicionada à taxa de inscrição o valor de R$ 10, em razão da aplicação das provas de habilidade específica - que passam a ter prazo de validade.
Para os cursos de Desenho Industrial e Arte e Mídia valem as provas realizadas nos vestibulares 2009, 2010 e 2011. Já, para o curso de Música, apenas tem validade a prova do ano passado (Vestibular 2011).
Para que o resultado seja computado no Vestibular 2012, o candidato deve solicitar uma declaração na coordenação do curso e encaminhá-la à Comprov, no período de inscrição, através do Protocolo da UFCG.
Novo sistema
O Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da UFCG desenvolveu um novo programa para as inscrições do Vestibular. Utilizando código livre, o sistema tem aplicação dentro de uma metodologia específica, com padrões técnicos que agilizam a usabilidade, e layout similar aos do Enem e Sisu , facilitando a interface com os candidatos
O sistema concluiu sua fase de teste de picos de acesso, suportando os padrões médios habituais de inscrições no prazo estipulado (15 dias). No entanto, o gerente do STI/UFCG, Oscar William, afirmou que o grande desafio a ser vencido é a mudança cultural de muitos candidatos – aqueles que deixam para se inscreverem nos últimos dias e últimas horas.
“Por mais que se reforce a estrutura, amplie a capacidade e a velocidade de tráfego, é impossível evitar um congestionamento momentâneo”, ressaltou.
(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário