Sonielson Juvino lança na próxima
sexta-feira "Histórias da cidade de Sumé"
O escritor Sonielson Juvino lança, no próximo dia 9 de dezembro, o livro "Das coisas que precederam... Histórias da cidade de Sumé". A solenidade de lançamento está prevista para as 19h, no São Tomé Esporte Clube, em Sumé, no Cariri paraibano.
O novo livro de Sonielson Juvino é uma viagem bem humorada por fatos históricos e pitorescos da cidade de Sumé, contados a partir de relatos biográficos de alguns personagens.
A escrita ao mesmo tempo leve e detalhista, com tons cômicos e poéticos, tem tudo para agradar a todos os tipos de leitores, inclusive os não-sumeenses. A narrativa inicia com as informações mais distantes que se sabe sobre o lugar, como um relato jornalístico de 1888, e percorre depois todo o século XX.
Dessa forma, o leitor poderá passear pela antiga feira de São Thomé, viver os momentos de tensão de um ataque de cangaceiros, acompanhar o processo de modernização da cidade, notadamente no período pós-emancipação política, as polêmicas da construção do açude, além de se divertir com as atrações do Cine-Teatro Municipal e com as diversas festividades de rua.
Existem reproduções de documentos, como a Lei Estadual que criou o Município e o Decreto que concedeu o terreno para a construção do açude, além de outras citações de registros oficiais.
Constam, ainda, dezenas de fotografias, algumas delas raras, como a antiga feira da cidade, o Clube Municipal na Rua Manoel Severo, a antiga Agência Postal Telegráfica, com o Posto de Puericultura à frente, a pavimentação da Avenida Primeiro de Abril, entre outras.
O próprio autor alerta de que não se trata da História completa da cidade, mas de histórias que se complementam entre si e que, juntas a versões de outros autores e outros livros, vão construindo um tecido mais completo – ou menos incompleto – da memória de Sumé.
Da redação: Vilmar
Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário