quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PET CDSA REALIZARÁ OFICINA SOBRE A PLATAFORMA LATTES

O Programa de Educação Tutorial do CDSA está abrindo inscrições para a primeira oficina sobre a plataforma Lattes que abordará o Contexto acadêmico, importância e funcionalidades do Lattes, ministrado pelo Professor Irivaldo Oliveira, do curso de Gestão Pública, doutorando em Ciências Sociais. A oficina abordará desde o sentido do Lattes, instruções de cadastramento no lattes, ferramenta de busca e como fazer as atualizações necessárias. É importante frisar que será uma oficina e não um curso, ou seja, o foco é “o fazer”, como operacionalizar essa ferramenta.

A oficina destina-se aos acadêmicos envolvidos nos projetos e programas institucionais de ensino, de pesquisa e de extensão, e demais alunos, de graduação e pós-graduação, bem como funcionários, docentes e sociedade em geral. A intenção da oficina é desmistificar essa importante ferramenta de informações acadêmicas e divulgação da produção científica, disseminando sua utilização no ambiente acadêmico.
Serão disponibilizadas apenas 18 vagas. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente  pelo e-mail pet.cdsa@bol.com.br, através de ficha de inscrição, cujo download poderá ser feito pela página www.cdsa.ufcg.edu.br e www.pet-cdsa.blogspot.com. A inscrição ocorrerá a partir do dia 5 até 12 de dezembro, condicionada à existência de vagas.
É importante destacar que a inscrição efetivada dará direito a material (apostila) e certificação, podendo a carga horária ser integralizada como atividade acadêmica flexível nos cursos de graduação. Essa atividade será realizada no dia 15 de dezembro de 2011, das 8 às 12 horas, no CRDH/PET (vizinho ao laboratório de informática), podendo estender-se ao período da tarde. O critério de seleção de inscritos seguirá a seguinte prioridade: bolsistas e voluntários de projetos e programas do CDSA, acadêmicos do CDSA, acadêmicos de outras instituições, funcionários, docentes e comunidade externa à universidade. Lembrando que estudantes de pós-graduação também poderão fazer inscrição.

PLATAFORMA LATTES
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações. A importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.


Da redação: Vilmar Bezerra 
com informações do prof Irivaldo



Nenhum comentário:

Postar um comentário