quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Professores do Campus de Pombal aprovam indicativo de greve para dia 25/08


Os professores da UFCG do Campus de Pombal rejeitaram a proposta do Governo Federal e aprovaram um indicativo de greve para o próximo dia 25/08. Os docentes já tinham aprovado na assembleia passada uma paralisação para os próximos dias 23 e 24/08. 32 professores participaram da assembleia, que aconteceu no Auditório do Centro.

A assembleia começou com uma apresentação do relatório da última reunião de negociação entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino – ANDES-SN Superior o Governo Federal, realizada na terça-feira a noite, quando o Ministério do Planejamento apresentou a proposta de manter a incorporação da gratificação GEMAS ao vencimento básico e aplicar sobre eles um reajuste de 4%, como também incorporar aos vencimentos dos professores da educação, básica, técnica e tecnológica a gratificação correspondente da sua carreira. Apesar de propor um reajuste de 4% no vencimento básico com a incorporação da GEMAS, ele só seria aplicado a partir de julho de 2012.
Durante a fase de avaliação da proposta, o professor e representante da ADUFCG em Pombal, Roberto Miranda avaliou que foi a crescente mobilização da categoria, com a aprovação da paralisação para os dias 23 e 24/08 e de indicativo de greve sem data que forçou o governo a apresentar uma resposta a contra-proposta emergencial apresentada pelo ANDES-SN e se a categoria continuarem unidos e ampliarem a pressão contra o governo poderão conseguir um reajuste maior e até mesmo incorporar ao contra-cheque a remuneração por titulação – RT.
O presidente da ADUFCG, Amauri Fragoso, fez questão de tranqüilizar os professores do Campus de Pombal e desmentiu a possibilidade de eventuais prejuízos para a avaliação do estágio probatório caso os docentes participem da paralisação nos dias 23 e 24 e de uma greve da categoria. “Temos cartilhas e pareceres jurídicos confirmando a inexistência do risco de prejuízos. O servidor em estágio tem todos os direitos dos efetivos e a greve é um direito constitucional. Nós vamos agir de forma rápida e dura contra qualquer tentativa contrária, mas a categoria deve ficar alerta e denunciar qualquer tentativa de assédio”, ressaltou.
Antes das votações sobre a posição da categoria sobre a proposta salarial do governo e do indicativo de greve, os professores de Pombal avaliaram que se for deflagrada uma greve este movimento não pode representar o esvaziamento do campus.
Os professores do Pombal concordam, por unanimidade, com a incorporação da GEMAS, mas rejeitaram os demais itens oferecidos pelo Governo. Em relação ao indicativo de greve, eles novamente aprovaram por unanimidade e depois definiram a data do dia 25/08.
Na assembleia os docentes também escolheram o professor Ricardo Schmidt filho para representar aquele Campus na Comissão da ADUFCG que irá elaborar uma proposta de uma nova resolução de progressão funcional da UFCG.




Da redação: Vilmar Bezerra
                                                                                                         com informações da ADUFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário